MECA 2009: programação

Publicado: 27 de abril de 2009 por csouzaramos em ECA
Tags:,

A Mostra Ecana de Cultura e Arte é uma construção conjunta de alunos da ECA – USP, que acontece desde 2001. Com o tema as “confluências entre artes e comunicações”, a MECA 2009 busca promover a integração da produção cultural de estudantes e do público geral, além de debater as interações e desencontros entre os cursos desta escola.
 
11/5, SEGUNDA—————————————————————————————————-

Abertura de exposições artísticas e literárias no prédio central:

Torneiras (serigrafias sobre papel) e Adesivo em suporte não convencional (tinta acrílica branca seca e vencida retirada do fundo da lata de 18 L), de Márcia Granero, estudante de Artes Visuais Centro Universitário Belas Artes de São Paulo;

8 X 8 Frases, oito histórias em oito frases em um cartz, de Ivan Paganotti, mestrando em Ciências da comunicação da ECA – USP;

Exposição de esculturas em papel machê, de Rosiclei da silva; Ele, Ela e Ele e Ela, três contos de Verônica Marques, aluna de Biblioteconomia da ECA – USP.
 
Exposição interativa no Canil:

PB em cor l Fotografias em preto e branco que podem ser coloridas pelos visitantes. O trabalho foi criado por Paulo Ernesto Diaz Rocha, biólogo e funcionário do Programa USP Recicla, a partir de um curso no Museu de Arte Moderna no Rio de Janeiro em 1982, e já foi exposto na UNESP de Botucatu em 1990, mas não interativamente.
 
Grafite na Vivência:

Pom Pom l Stencil de ovelha com três camadas, criado em 2005 pelo aluno de Jornalismo da ECA – USP Stefano Azevedo
 
Fotografias no Depto. de Jornalismo e Editoração

Sequência Bandeira | Breve exposição fotográfica em corredor do Depto. de Jornalismo e Editoração, montada por Lia Segre e Pedro Sibahi, alunos de Jornalismo da ECA – USP, a partir de experiência no projeto de extensão da FMUSP, Bandeira Científica.

12 às 17h – Objetos em trânsito por ruas imaginárias, na Prainha

 l Instalação do pós-doutorando da FE – USP João de Deus Barros, que recria nomes poéticos das ruas de São Luís do Maranhão, escritos em placas de azulejos, em interação com elementos do cotidiano paulistano. A exposição está sempre em formação (e em trânsito) por incorporar elementos imaginários e simbólicos dos locais por onde passa. Já se apresentou em Recife, no Ciclo do imaginário, em São Luís, no aniversário da cidade e agora chega a São Paulo. É possível a interação do público mudando os objetos de lugar e a última versão da exposição será em seu encerramento. Rua do Sol, do Alecrim, do Veado, da Paz, da Alegria, Largo dos Amores, Rua do Giz, Beco da Bosta, Beco Feliz, Beco do Cag’Osso, do Quebra Bunda,  dentre outras ruas poderão estar presentes, transplantados para o universo paulistano/uspiano/ecano.
 

12/5, TERÇA—————————————————————————————————-

2h às 16h – Montagem de Vide Muro, nas paredes externas da Vivência l Através de colagens de fotos, a exposição pretende dar visualidade à produção fotográfica no meio urbano. Produzidas por Felipe Abreu, aluno de Audiovisual da ECA – USP, as imagens poderão ser levadas pelos visitantes.
 
17h30 às 19h30 – Debate Confluências no ensino de comunicações e artes, auditório Freitas Nobre (Depto. de Jornalismo e Editoração – CJE) l Como essas duas áreas interagem no cotidiano e na universidade? Por que há uma “barreira invísível” que serpara os departamentos desta escola? Ocorre o mesmo em outras escolas de comunicações e artes? Que soluções podem ser implementadas em busca de integração? Para responder a essas perguntas, o Calc convidou Dilma de Melo Silva, professora do Depeto. de Comunicações e Artes da ECA – USP e Marco Scarassanti, mestrando na Unicamp e professor de Linguagem Musical na Faculdade Cásper Líbero.
 
19h30 – Encontro Aprendizes Comgas (PAC) l Sarau com intervenções artístico-culturais de jovens protagonistas do Programa Aprendiz Comgas, organizado por Paulo Ernesto Diaz Rocha, biólogo e funcionário do Programa USP Recicla.
 

13/5, QUARTA—————————————————————————————————-

4h às 19h – Arte em vídeo, auditório Freitas Nobre (CJE) l Mostra de vídeos de curta metragem que busca difundir produções, experimentações e trabalhos artísticos de estudantes e artistas. De Danilo Bezerra de Souza, aluno de Artes Plásticas da ECA – USP.
 
18h às 19h30 – Evoluções do Ser – as visões de Beatriz Fétizon e Cazuza, no Canil l Aula-performance do pós-doutorando da FE – USP, João de Deus Barros, que usa elementos das artes visuais, cênicas e musicais, para transmissão de um tema atual. Trata-se de um Projeto de Extensão criado em seu estágio de pesquisa na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Com mais de 10 anos, o projeto já foi apresentado em diversos eventos nacionais e internacionais, dentre eles o Ciclo de Estudos sobre o Imaginário de Recife-Pe – Congresso Internacional e os fóruns mundiais de Educação e Social em Porto Alegre e São Paulo.
 
20h – Vernissage de exposições no Depto. de Jornalismo e Editoração:

Introdução do Poptic (até 18/5) l Em 2008, o artista plástico Robinson Machado uniu as estéticas da Pop Art e da Optical Art, o que chamou de Poptic. Este trabalho tratou do excesso de informações e os efeitos colaterais na sociedade causados pelo consumismo – a temática recorrente ganhou uma contrapartida: há nele a mensagem de que o indivíduo (que costuma ser tratado como agente passivo destes fenômenos sociais) é responsável pelos problemas que ele mesmo critica, por poder ser um transformador social. O resultado foi a criação de uma série de telas bidimensionais a partir da fotografia e manipulação digital sobrepondo imagens de estética pop e texturas de estética optic.

Estrangeiro l Produzida por alunos da disciplina “Introdução ao Fotojornalismo” da ECA – USP e com curadoria de Atílio Avancini, esta mostra fotográfica propõe diferentes significados para o conceito e o sentimento de ser estrangeiro.
 
14/5, QUINTA—————————————————————————————————-

0 às 13h – Exposição interativa Objetos em trânsito por ruas imaginárias, Quadrado das Artes l descrição em 11/5, seg.; 12h às 17h
 
19h às 20h30 – Cineclube Jacaré Especial MECA – Primórdios, Depto. de Audiovisual l O Cineclube Jacaré é um evento semanal organizado por estudantes de Audiovisual da ECA-USP, para exibição e discução de curtas-metragens produzidos por alunos e ex-alunos do curso. Esta sessão especial reúnde feitos por alunos antes deles entrarem na faculdade. Todos os presentes terão espaço para expor seus pontos de vista. A participação do cineclube na MECA visa a ampliar e enriquecer o tipo de discussão que costuma acontecer no evento, que geralmente se restringe apenas às analises técnicas audiovisuais (mesmo sendo aberto a todos).
 
À partir das 19h – Quinta i Breja Especial, com DJ Brandão e Festival de Bandas
 
15/5, SEXTA———————————————————————————————–—–

0h às 11h30 – Evoluções do Ser – as visões de Beatriz Fétizon e Cazuza, no Canil l descrição em 13/5, qua.; 18h às 19h30
 
14h – Abertura da mostra Vídeos Bandidos, auditório Freitas Nobre (CJE) l “A arte é uma emergência”. Quatro curtas-metragens artísticos com trilha sonora autoral, sobre polícia de são paulo, protesto contra a coordenadora do curso de Artes Visuais do Centro Universitário Belas Artes e “viagem” sobre a morte do ex de Suzana Vieira narrado por Ana Maria Braga. De Fabrício P. B. e Tiê Pilger Nicolai, alunos do Centro Unibersitário Belas Artes.
 
—————————————————————————————————————————

 
Venda do Fanzine Gibóia durante toda a semana, em diversos pontos da ECA l Produzida de forma independente pelos estudantes de Arquitetura Láion Pessoa, da FAU – USP, e Lorran Siqueira, do Centro Universitário Belas Artes, a revista reúne quadrinhos autorais, de temática urbana. É projetado e executado para atuar na cidade, em prol dos cidadinos. Os gibis são vendidos por 2 reais, possuem 20 páginas.
 
Local: Escola de Comunicações e Artes (ECA) – USP, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443
 
Programação sujeita a alterações. Acompanhe por aqui a versão mais atualizada
 
Realização: CALC – Centro Acadêmico Lupe Cotrim 2009, Gestão Elefante
 
Contato: lupecotrim@gmail.com, 3091-4013

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s