Democratização da universidade

Publicado: 11 de agosto de 2009 por csouzaramos em Educação, USP
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Para começar, O CALC começa a semana com duas indicações de leitura a você, estudante da ECA, da USP ou de qualquer outra universidade pública que se preocupe com a qualidade da sua educação e da sua instituição de ensino.

Neste semestre o debate que crescerá a partir da mobilização e das discussões do primeiro semestre – que pertencem a um contexto histórico muito anterior – será o de democracia na universidade. Não são mais somente os alunos que clamam por mais democracia na USP – os funcionários, os professores e os próprios candidatos a reitor já manifestaram insatisfação com o modelo de gestão autoritário que temos atualmente – mais autoritário do que o que havia em 1968, quando a representação discente nos colegiados correspondia a 1/5, ou 20%. Com o AI-5 essa representação foi por água abaixo, mas na redemocratização do país, a educação não acompanhou o ritmo: em 1996, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases, foi colocado aos estudantes a porcentagem de  15% de participação – menos, portanto, do que na própria época da ditadura militar.

O debate é muito extenso, mas começamos indicando a leitura de dois artigos para começar a dar subsídios para o debate. Confira os textos na aba “Dicas de leitura”, no tópico “Democracia na universidade para quê?”.

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