Carta dos alunos da Escola de Artes Dramáticas

Publicado: 19 de novembro de 2011 por Lupe Cotrim em Uncategorized

São Paulo, 15 de novembro de 2011.
Aniversário de 122 anos da República do Brasil.

CARTA DE POSICIONAMENTO DA EAD
DIANTE DOS RECENTES ACONTECIMENTOS NA USP

A Escola de Arte Dramática é um corpo diferente no funcionamento da Universidade de São Paulo.
Não somos um curso de graduação, mas um curso de nível técnico para a formação de atores, instalado na ECA (Escola de Comunicações e Artes) desde 1969. Somos um grupo de aproximadamente 80 alunos, distribuídos em quatro turmas.
Devido a essa singularidade não temos acesso ao sistema de internet sem fio nem direito a atendimento no Hospital Universitário.
Essa pequena apresentação nos pareceu necessária, pois em nossas últimas reuniões, constatamos que ninguém na USP nos conhece (afora os colegas do departamento de Artes Cênicas, com quem dividimos o prédio). Se ninguém nos conhece, é menos por não sermos escutados e mais por não falarmos muito. Percebemos – para nossa surpresa, já que somos artistas em formação – que não falamos muito.
Algo aconteceu, no entanto, nos últimos vinte dias e esse algo nos motivou a falar. A desmedida com que a Tropa de Choque da Polícia Militar atuou no último dia 8, na retirada do grupo que ocupou a reitoria, foi um acontecimento limite que nos convocou, a despeito de posições individuais dentro da Escola acerca da presença da PM no campus, a nos posicionar diante do que ocorre em nosso entorno.

SOMOS CONTRA QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA.

E supressão de quaisquer direitos, como o direito de se manifestar, denota VIOLÊNCIA. Mais do que o evento pontual da desocupação da reitoria, somos contra a a forma ostensiva como a polícia militar vem exercendo seu poder – na USP e na sociedade. Não aceitamos uma polícia que revista alunos que acabam de sair da biblioteca ou que fazem ”marcação cerrada” com alunos negros.
Repudiamos o modo como a grande mídia vem expressando as ações de alunos e funcionários que se manifestam contra a polícia militar no campus e o reitor.
Desde o último dia 9, quarta-feira, já nos reunimos para conversas e debates oficiais por três vezes – duas das quais mais de 90% dos alunos estavam presentes –, mais o dia do ato no centro da cidade, em que suspendemos nossos trabalhos em sala e fomos participar do ato e da assembléia na Faculdade de Direito.
Reconhecemos que a necessidade da fala, do posicionamento e da comunicação com a sociedade nos atravessou de fato agora, nesse momento de crise aguda. Precisamos de uma reflexão contínua e permanente sobre os aspectos que cercam e estruturam nossa preciosa USP, um espaço de livre pensamento.

Nós, alunos da Escola de Arte Dramática, estamos em Fórum Permanente.

Já que o teatro, do jeito que o conhecemos, nasceu na Grécia, ao lado da Ágora, tomamos para nós esse precioso espaço de reflexão e construção da sociedade. Estamos em Ágora Permanente.

Estamos pensando em ações, dentro e fora da EAD, que auxiliem no debate acerca da universidade pública. Ações efetivas e diretas, que sejam incorporadas em nossos trabalhos atuais como artistas dentro e fora da escola.
Conversar com as pessoas – em casa, na rua, no bar, no ponto de ônibus, no metrô, nos locais de trabalho – faz parte dessas ações.

Refletir sobre um tema é agir sobre ele.
Omitir-se diante dele significa aceitá-lo. Significa legitimá-lo.
Esta carta foi o primeiro resultado de um esforço coletivo de reflexão, e visa levar aos demais membros da sociedade nosso posicionamento acerca dos acontecimentos recentes na Universidade de São Paulo.

Queremos
AÇÃO – REFLEXÃO – TRANSFORMAÇÃO
não necessariamente nessa mesma ordem.

A partir do dia 28 de novembro até o dia 18 de dezembro, as portas da EAD estarão abertas para os nossos processos artísticos – peças e exercícios de interpretação. Convidamos a todos que venham nos conhecer e nos ajudar a estabelecer esse debate permanente tão necessário para a solução dos NOSSOS problemas. Ou, pelo menos, para refletir sobre eles.

Atenciosamente,
Alunos da Escola de Arte Dramática – ECA / USP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s