Moção de apoio à Chapa 2 para o Sindicato dos Jornalistas de SP

Publicado: 28 de março de 2012 por Lupe Cotrim em Uncategorized

Nós,da gestão Pandora do Centro Acadêmico Lupe Cotrim (CALC) da Escola deComunicações e Artes da USP, declaramos total apoio à “Chapa 2 – Renovar ParaMudar, Sindicato é Pra Lutar”, na eleição para o Sindicato dos Jornalistas deSão Paulo.

Comorepresentantes de estudantes de Comunicação Social, entendemos que é preciso umsindicato forte e atuante para organizar a categoria e enfrentar diversosproblemas colocados na ordem do dia para jornalistas, estagiários e estudantesde jornalismo, tais como a precarização do trabalho, baixos salários, pejotização,assédio moral, demissões em massa, entre outros tantos.

Na universidade, muitos colegas são usados como mão-de-obra barata em seusestágios para substituir profissionais, trabalhando longas jornadas para receberbolsas irrisórias. Tal prática, sistematicamente adotada por empresas decomunicação, além de ilegal, prejudica o andamento dos estudos acadêmicosdesses estudantes.

Também acreditamos que o sindicato tem importância fundamental nas lutas pelademocratização da comunicação. Nesse sentido, avaliamos que a chapa 2, que tema sua frente a Bia Barbosa, militante de longa data do coletivo Intervozes, templenas condições de levar adiante esse debate.

Como militantes do movimento estudantil, sentimos na pele a cobertura tendenciosaque a grande mídia faz dos acontecimentos na USP, seja criminalizando os estudantesque lutam ou sendo complacente com os desmandos do reitor João Grandino Rodas.O sindicato pode e deve ser um grande aliado para questionar essa prática.

O sindicato pode, ainda, contribuir nas discussões sobre a grade curricular doscursos do jornalismo, propondo conteúdos que aprofundem o estudo e a prática dojornalismo popular, alternativo, sindical e comunitário, aumentando o carátercrítico e contra-hegemônico dos cursos.

Mas, para tudo isso, é preciso que o sindicato se aproxime dos estudantes de jornalismoe do movimento estudantil, o que, infelizmente, não ocorreu nas últimasgestões, cujas atuações foram muito tímidas diante de tantas questões que seabatem sobre a categoria.

Acreditamos que é preciso renovar. A Chapa 2, pelas suas propostas e pelo histórico dosseus integrantes, é a única que tem condições de reverter esse processo dederrotas, reerguer o sindicato e aproximá-lo da categoria e dos estudantes.Renovar para mudar, Sindicato é Pra Lutar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s